para maiores de 18 anos

24
jun 2016

Documentário “The Mask you live in” questiona a forma como meninos são educados

 
publicado em: educação sexual, estudos de gênero
por: Julieta Jacob
 

Seja homem, não chore, não seja covarde, seu viadinho, seu boiola, faça sexo, seja corajoso, guarde seus sentimentos… essas são algumas das frases que muitos meninos estão acostumados a ouvir desde criança. Essa cobrança é típica de sociedades machistas e patriarcais (como a brasileira e a americana), em que o ideal de masculinidade é construído em oposição (e rejeição) a tudo o que é feminino.

Tal postura, além de pressionar os meninos a se enquadrarem nesse padrão, é também a semente da misoginia e da homofobia. E tudo isso é apresentado no excelente documentário The mask you live in (2015 – A máscara que você veste), da cineasta Jennifer Siebel Newsom, que também assina o aclamado Miss Representation (esse eu ainda não assisti).

Além de mostrar como a imposição desse modelo machista prejudica os meninos aumentando a incidência de depressão e suicídio, o filme traz dados de como essa educação baseada no incentivo a uma hipermasculinidade (em casa e na escola) está diretamente ligada ao aumento do número de homicídios e também da violência contra mulheres.

O documentário está disponível no Netflix. Alguém já assistiu? O que achou? Eu adorei!

Compartilhe este post e seus comentários

2 comentários
  1. Cleber
    jul 04, 2016

    Indico a crítica que a autora Christina Hoff Sommers fez desse documentário. Ela levanta questionamentos interessantes sobre pontos que são tocados nele.

  2. Kiel
    ago 04, 2016

    Olá pessoal do Blog!!! Sou homem, tenho 23 anos, e eu sempre gostei e me apaixonei por mulheres, sempre fiquei excitado ao ver o corpo feminino, mas nunca consegui ter uma relação sexual com uma mulher!!! Recentemente venho tendo a curiosidade de transar com homens, coisa que nunca havia acontecido comigo antes, apesar de não ter preconceito nenhum atualmente, aparentemente algum resquício de preconceito deve ter ficado no meu cérebro porque não consigo aceitar isso, não consigo mais ver os homens da mesma forma como eu via antes, e minha tensão aumentou quando meu desejo por mulheres diminuiu ou talvez desaparecido porque não consigo mais ficar excitado ao ver uma bunda, peitos ou o corpo feminino em geral!!! Eu ainda sei reconhecer as que tem muita beleza facial e corporal mas não consigo ficar excitado vendo elas!!! Ver homens e suas qualidades também não me excita mas, no momento, parece que me sinto mais atraído por eles!!! Devido a isso, tenho passado mal, fisicamente inclusive, pois não consigo conversar, não consigo comer, não me sinto feliz, não tenho vontade de fazer várias coisas, talvez por não conseguir aceitar o que sinto ou não saber tudo que realmente sinto!!! Se alguém puder me ajudar, agradecerei, não sei sou apenas um bi-curioso, um bissexual ou gay!!! Sei que não devo me prender a rótulos mas eu realmente gostaria de saber o que se passa comigo no momento!!! Se puderem, me deem suas opiniões!!!

Deixe seu comentário

Copyright © 2016 - Julieta Jacob - Todos os direitos reservados