para maiores de 18 anos

12
set 2016

Programa Erosdita sobre gênero e sexualidade ganha prêmio Expocom Nacional 2016

 
publicado em: Especial UFPE, estudos de gênero
por: Julieta Jacob
 

REPORTAGEM: Caio Castro Mello

Na última sexta (9) o programa Erosdita Especial UFPE recebeu o prêmio Expocom Nacional 2016, na categoria Reportagem em Telejornalismo. Discutindo gênero e sexualidade, o projeto é uma realização de alunos do curso de jornalismo da Universidade Federal de Pernambuco em parceira com o Blog Erosdita e a TV Pernambuco.

expocom-1

Alunos da UFPE premiados na Expocom Nacional 2016 (Foto: Susanne Farias).

O Prêmio Expocom é realizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e acontece anualmente em duas etapas. Após vencer a etapa regional, realizada na cidade de Caruaru, o programa foi selecionado para representar a Região Nordeste na seletiva nacional. Nesta, um trabalho vencedor de cada região do país é apresentado e defendido perante um júri técnico de professores especialistas. O evento foi realizado na Universidade de São Paulo (USP) entre os dias 5 e 9 de setembro.

A concepção do projeto surgiu da urgência de agendamento da temática percebida pelos alunos e pela professora responsável Yvana Fechine. De acordo com o relatório do Mapa da Violência contra a Mulher, publicado em 2015, o Brasil esteve em 5º lugar no número de mulheres assassinadas em 2013, dentre os 83 país pesquisados. Outro documento, relativo ao assassinato da comunidade LGBT no Brasil, publicado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), revela que no ano de 2013 a maior parte dos casos de assassinato ocorreu na Região Nordeste. Pernambuco encontra-se no relatório com o maio número de homicídios de membros da comunidade LGBT.

Diante deste cenário, em um processo de experimentação em telejornalismo, os alunos produziram reportagens que visavam ampliar os debates e difundir informação acerca das diversidades de identidades de gênero e sexualidade. Como as identidades são formadas? Como nos reconhecemos enquanto homens ou mulheres? O que é transgeneridade? São alguns dos questionamentos abordados.

expocom-3

Frames do programa Erosdita (crédito: divulgação).

Dentre os diferenciais, levantados pelo júri para o primeiro lugar, estão a organização do processo de produção entre os alunos e a expansão do conteúdo em múltiplas plataformas. Além do programa veiculado na TV Pernambuco, aqui no blog o expectador tem acesso a uma série de textos que abordam com mais profundidade algumas temáticas. Um deles alcançou a marca de 47 mil compartilhamentos nos primeiros meses.

expocom-2

Troféu Expocom Nacional 2016, categoria Jornalismo, modalidade Reportagem em Telejornalismo (foto: Caio Castro Mello).

Este prêmio é o quarto recebido por produções em telejornalismo realizadas no Laboratório de Imagem e Som (LIS) do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. Além do Erosdita, a UFPE levou três prêmios em Publicidade e Rádio, TV e Internet.

anel-pureza

Assista ao programa premiado e inscreva-se no canal do Erosdita para não perder os próximos programas!

Compartilhe este post e seus comentários

Deixe seu comentário

Copyright © 2016 - Julieta Jacob - Todos os direitos reservados